Acne e tratamentos | Dra. Maria Elisa Rosa

A acne é uma doença causada pela obstrução dos poros da pele. Essa obstrução é causada pela grande produção de sebo e células mortas. Nossa pele produz mais sebo na presença de aumento da atividade de alguns hormônios; é por isso que a acne é observada com mais frequência nos adolescentes e nas pessoas com distúrbio hormonal. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne pode atingir 35-90% dos adolescentes e 1-5% dos adultos.

A acne se caracteriza pelo aparecimento de cravos brancos, cravos pretos, espinhas, cistos (quando a inflamação é mais profunda) e cicatrizes. O diagnóstico é feito clinicamente, por meio do exame físico. O dermatologista pode solicitar alguns exames para investigar a possibilidade de alguma causa hormonal associada.

O tratamento escolhido é baseado na gravidade do quadro, no entanto, cuidados locais com higienização adequada, evitar “espremer” as espinhas e a fotoproteção são sempre necessários. Antibióticos, anticoncepcional e isotretinoína são medicações habitualmente usadas no manejo da acne. Alguns procedimentos também podem ajudar no cuidado da pele acneica, como a limpeza de pele, os “peelings” e o laser.

Importante lembrar que acne é uma doença de pele que deve ser tratada pelo dermatologista, objetivando minimizar o desconforto e as cicatrizes.

Siga em nossas redes sociais
pinAv. Antônio Carlos Magalhães, nº 771, Salvador | BA Tel: 71 3616-6130
Responsável técnico: Dr José Carlison Santos Oliveira – CRM 10.507-BA